segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween ou Dia das Bruxas


O Dia das Bruxas ou Halloween é celebrado em alguns países no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.


Dia das Bruxas - Halloween - 31 de Outubro

Atualmente a celebração do halloween popularizou-se e em vários países as crianças saem às ruas para visitarem os vizinhos e a pedir guloseimas. Fantasiados com roupas de bruxas, chapéus e vassouras, batem de casa em casa e dizem: trick or treat, “doce ou travessura”. Se a pessoa não lhes der um doce, eles ameçam fazer uma travessura.
Claro que é tudo muito descontraído e o que conta é a brincadeira em si, até porque raramente as pessoas se recusam a dar-lhes os doces. Casas ficam enfeitadas com motivos alusivos as bruxas, e abóboras em formato de rosto humano são espalhadas pelos jardins com uma vela acesa dentro. Há muita tradição e história por trás do Dia das Bruxas ou Halloween como ons ingleses chamam esta data, porém o que importa é a diversão. No Brasil a celebração não é muito difundida, e as crianças não saem às ruas a pedir guloseimas.

Trick or treat - Doce ou travessura
Alguns simbolos do Halloween:
- Abóbora – Sabedoria, iluminação espiritual, prosperidade e boa colheita.
- Gato preto – Símbolo de independência, liberdade, e renascimento já que a lenda diz que o gato tem 7 vidas.
- Sapo – Sabedoria feminina e de magia feminina.
- Caldeirão – Geralmente colocado no centro onde se realiza a festa do Halloween e dentro dele devem ser jogados os papéis contendo os pedidos que as pessoas presentes na festa mais desejam.
Algumas escolas fazem a celebração do Halloween com uma Festa a Fantasia onde as crianças se vestem e se caracterizam com roupas de:
- Bruxas, Morcegos, Abóboras, Múmia, Vampiros, Gato Preto, Mago, Fantasmas, etc.
Para saber mais sobre o halloween visite o site: – Brasil Escola Halloween
Posts relacionados no Bigmae.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário